|| Cobertura de Vidro: vantagens e desvantagens
Blog

Cobertura de Vidro: vantagens e desvantagens

Cobertura de Vidro: vantagens e desvantagens

A cobertura de vidro tem se tornado cada vez mais comum. Isso vem acontecendo, porque o uso do material pode trazer algumas vantagens interessantes para diferentes tipos de projetos. E acredite, tais benefícios vão além de uma estética diferenciada.

Além disso, por ser um material translúcido, o vidro pode ser utilizado em diversos ambientes estratégicos. Quer saber mais sobre as coberturas de vidro e suas vantagens e desvantagens? Continue lendo nosso artigo e confira todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. 

Cobertura de vidro residencial

A cobertura de vidro, assim como coberturas metálicas, residencial tem sido a escolha de muitas pessoas. Isso porque, ela é capaz de proporcionar maior conforto térmico e acústico em relação a outros tipos de cobertura.  

Outro importante benefício das coberturas de vidro residenciais é sua versatilidade, uma vez que elas podem ser criadas com diferentes estilos arquitetônicos. Dessa forma, podem ser adaptadas a qualquer tipo de projeto. Ou seja, as coberturas de vidro residencial são pensadas de acordo com as necessidades de cada cliente. 

Importante ressaltar, que este tipo de cobertura é feito com material altamente durável e resistente. Os vidros indicados para cobertura são o laminado e o aramado, de acordo com NBR 7.199 – Vidros na construção civil: projeto, execução e aplicações -, já que ainda não há uma norma técnica específica para cobertura de vidro. Os vidros laminados e aramados possuem uma camada interna, seja de arame ou da lâmina de PVB, que nos traz segurança por evitar que, em casos de acidentes, quaisquer tipos de fragmentos de vidro atinjam quem está próximo. Além disso, são vidros que permanecem no local mesmo após a quebra (trincas ou rachaduras). Dessa forma, a cobertura tem uma segurança maior, assim como também há uma contribuição estética. 

Cobertura de vidro para comércio

A cobertura de vidro para comércio é uma excelente forma de trazer um visual diferenciado e moderno para o seu negócio. Essa opção de cobertura gera um aspecto impactante e permite a entrada de luz natural.

Além disso, a utilização do vidro traz diversas vantagens, como o melhor conforto acústico e também um melhor controle térmico. 

Cobertura de vidro para sacada

A cobertura de vidro para sacada também não pode ser feita com qualquer material, porque esta estrutura precisa oferecer total segurança. Por isso, a matéria prima precisa ser altamente resistente a impactos, pressão do vento e às variações do tempo.

Neste sentido, existem dois tipos de vidros mais utilizados em coberturas para sacada: laminado e aramado. 

O vidro laminado, por sua vez, é feito de duas chapas unidas por uma camada de PVB, que é uma película plástica que contém elasticidade. A grande vantagem desse material é que ele garante um maior isolamento acústico e bloqueio da radiação solar.

O vidro laminado de temperado geralmente é o mais utilizado, pois chega a ser cinco vezes mais resistente que o vidro comum. O vidro temperado passa por um tratamento térmico, onde ele é submetido a altas temperaturas, que variam de 600 a 700 graus Celsius. Em seguida, ele é levado a um resfriamento controlado, sofrendo um choque térmico que tem como resultado o aumento da sua resistência mecânica e o seu nível de dureza. Além disso, o vidro laminado não suporta baixas temperaturas e sua resistência é menor, porém, podemos produzir peças de vidro laminado com vidro temperado

Cobertura de vidro para quintal

A cobertura de vidro para quintal é uma ótima opção para quem deseja um visual diferenciado e que traga uma noção de profundidade e amplitude. Entre suas vantagens está o de proteção das intempéries e demais fatores externos, sem perder a vista, devido a transparência do material. 

Por esses motivos, cada vez mais arquitetos e designers de interiores têm optado por esse tipo de cobertura para quintal.

Cobertura de vidro para varanda

A cobertura de vidro em uma área externa pode ser feita com vidro laminado ou aramado, como vimos anteriormente. Contudo, o material também pode variar de espessura de acordo com a necessidade do projeto e a preferência do cliente. 

Além disso, as coberturas de vidro para varanda podem ser fixas ou retráteis, também dependendo do que se pretende com o projeto. Para mais, este tipo de estrutura é composto por materiais bastante resistentes e duráveis. 

As coberturas para áreas externas também podem variar de forma, modelo e porte gerando uma grande gama de possibilidades e um projeto totalmente personalizado. Aliás, a escolha do vidro para a cobertura da varanda, traz diversos benefícios como:

  • Faz com que o ambiente aproveite ao máximo a luz natural;
  • Quando utilizado o vidro laminado a um bom controle de temperatura interna, seja em tempo frio ou quente;
  • Gera proteção e segurança, já que cria uma barreira física resistente contra fatores externos, como ventos fortes, chuva, etc.
  • Cria uma estética moderna e clean no ambiente.    

Principais vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens da cobertura de vidro em relação a outras opções é a sua durabilidade. Isso acontece, porque ela apresenta uma resistência maior à abrasão. Isto é, sua superfície sofre menos desgaste, seja pelas intempéries, seja pelo produtos de limpeza. 

Outra vantagem importante é sua transparência, que permite a entrada de luz natural e também a permanência da vista.  Além disso, o vidro também apresenta um maior conforto acústico, em relação às opções de policarbonato. Também não podemos esquecer a questão estética, já que  as coberturas de vidro causam um grande impacto estético. 

Nesse sentido, as coberturas de vidro podem ser instaladas em ambientes internos e externos, graças a essas  e outras vantagens, como:

  • Sensação de amplitude: ou seja, cria a sensação de que o ambiente é maior por ainda possibilitar a visibilidade as parte externa;
  • Facilidade de manutenção: necessita de poucas manutenções e não gera o riscos de infiltrações causadas pela chuva e umidade; 
  • Favorável ao meio ambiente: composição do vidro não utiliza reagentes químicos que agridem a natureza e, além disso, podem ser reutilizados.

Uma das desvantagens da cobertura de vidro é a falta de privacidade, devido a transparência do material. Contudo, isso pode ser facilmente resolvido, caso seja realmente necessário, com a utilização de vidros reflexivos.. Assim, quem está do lado de dentro continua tendo uma visão da parte externa, porém o oposto não acontece.  

Cobertura de vidro para garagem preço

Assim como em outros tipos de projetos, a cobertura de vidro para garagem pode ser feita tanto de vidro laminado, quanto de vidro aramado. E este é, com certeza, um dos fatores que irá influenciar no preço da cobertura.

Outro fator que influencia no valor do projeto é a metragem do mesmo, assim como também suas características de personalização. Dessa forma, o número de folhas de vidro necessárias irá interferir no preço total do projeto.

Cobertura de vidro preço

Ao pensar no preço de uma cobertura de vidro é preciso ter em mente que vários fatores irão influenciar no seu valor. Um deles é a composição da estrutura, ou seja, se a mesma é de alumínio, aço inox ou aço galvanizado e também se o vidro é laminado ou aramado e ainda se a mesma é fixa ou retrátil.

Além disso, como citamos anteriormente, a metragem do projeto também é decisiva quando a questão é o preço da cobertura de vidro. No entanto, é preciso ter em mente que a qualidade do produto deve ser sempre priorizada, pois assim você garante a durabilidade e a segurança que você deseja.

Com isso, a melhor maneira de garantir um produto de qualidade é contar com uma empresa especializada. A Vidrati atua no mercado há mais de 15 anos, garantindo soluções práticas e facilitando obras e projetos.  Tudo isso aliado a um serviço ágil e de alta qualidade.

Além disso, somos focados no aperfeiçoamento constante tanto de profissionais quanto de produtos, investindo nas principais tecnologias do mercado. Tudo isso para entregar um serviço usual, exclusivo e esteticamente impecável. Por isso, não perca essa oportunidade, clique a seguir e faça agora mesmo o seu orçamento com quem mais entende de vidraçaria em BH e região.  

Precisa de ajuda? Converse conosco