O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro tem incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias, dada suas características de inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas, tornando-se um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar do homem.

O vidro temperado recebe um tratamento térmico, no qual é aquecido e resfriado rapidamente, que o torna 5 vezes mais resistente à quebra que um vidro comum. Em caso de quebra, se estilhaça em pequenos pedaços sem ponta, o que evita acidentes. Todo vidro furado ou autoportante precisa ser temperado para que não quebre facilmente. Um bom exemplo de aplicação são os boxes de banheiro.

Para quem quer fachadas, guarda-corpos, coberturas ou pisos de vidro, a segurança deve ser um fator de escolha do produto. O vidro laminado é composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película de alta resistência (como o PVB – Polivinil Butiral). Em caso de quebra, os cacos ficam retidos nessa película, o que evita que pessoas e objetos ultrapassem o vão.

Diferentes de um vidro comum, os vidros de proteção solar recebem camadas metalizadas em seu processo de fabricação que barram até 80% do calor no ambiente e quase 100% dos raios UV. Com isso, reduzem o consumo de ar-condicionado e luz artificial, responsáveis por boa parte dos gastos de energia de um prédio comercial. Tal eficiência energética conquistou o mercado sustentável no país, fazendo com que esse tipo de material seja exigido para a pontuação de obras que buscam a certificação com selos verdes, como Leed (Green Building Council Brasil) e Aqua.

Com relação à manutenção, o vidro é um material que requer apenas limpeza para manter seu brilho e aspecto diferenciado. Para limpar vidros e espelhos, recomenda-se a utilização de um pano macio, água e sabão neutro. Caso haja gordura, pode ser utilizada água morna para facilitar a limpeza.

A espessura é calculada de acordo com as dimensões do pavimento e da natureza da construção (habitação, escritório, etc), a carga que deverá suportar, etc. Recomendamos que procure um especialista em vidros estruturais para que os cálculos de resistência sejam realizados pro profissional qualificado.

Todo o vidro para pisos ou degraus devem ser laminados, pois em eventual quebra, ele não estilhaça, mantendo os fragmentos presos evitando o traspassamento do vão. Para ganhar maior resistência, recomendamos utilizar o vidro laminado e temperado para esta aplicação. Recomendamos que procure um especialista em vidros estruturais para que os cálculos de resistência sejam realizados pelo profissional qualificado.

De acordo com a norma NBR 7199 da ABNT, para esta aplicação são recomendados os vidros laminados e os aramados. O Aramado é um vidro impresso translúcido, em cuja massa incorpora uma malha de arame de aço. Todos os outros vidros impressos da UBV também podem ser utilizados, desde que sejam laminados com resina ou PVB.

De acordo com a norma ABNT NBR 16259:2014, para esta aplicação são recomendados os vidros laminados e os aramados. O Aramado é um vidro impresso translúcido, em cuja massa incorpora uma malha de arame de aço. Todos os outros vidros impressos da UBV também podem ser utilizados, desde que sejam laminados com resina ou PVB.

A ABNT recomenda a utilização da Norma NBR 7199 para coberturas, marquises, iluminações zenitais, é obrigatório o uso de vidros laminados ou aramados, pois em caso de quebra, os cacos ficam presos no PVB ou na tela de arame.

As ferragens e acessórios que acompanham o vidro temperado podem ser de alumínio, zamac e polímero.

O vidro temperado é conhecido como vidro de segurança porque aos se quebrar produz pequenos fragmentos.

Sim. Todo produto que utiliza vidro temperado, seja um Box para banheiro, um móvel, uma divisória ou um fechamento de área, apresenta risco de quebra. A diferença está na forma como esse vidro se estilhaça. Antes de tudo, o vidro temperado é um vidro de segurança, ou seja, em caso de quebra, fragmenta-se em pedaços pouco cortantes e bem pequenos.

Newsletter


Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades

1