|| Serviços || Guarda Corpo
Serviços

Guarda Corpo

Guarda Corpo

O guarda-corpo é um item de segurança muito importante e obrigatório onde há desníveis superiores a um metro. 

Escadas, sacadas e coberturas precisam ter um guarda-corpo, pois são itens essências para a segurança. E, ele pode ser também um item estético, que ajuda a compor o estilo do ambiente. 

Inúmeras são as vantagens de usar este item. Ele valoriza o imóvel, já que seu design moderno agrada muitas pessoas. Pode ser personalizável, pois é produzido através de uma vasta gama de materiais. 

Eles pode ser de inox, vidro ou alumínio. Específico para escadas ou ambientes panorâmicos, suas diversas variações unem segurança a estilo, que é o que a maioria dos lugares procura. 

Existem algumas exigências para o uso do guarda-corpo, regulamentadas pela NBR 14.718. Ela instrui que toda saída de emergência, sejam corredores, escadas, patamares, terraços, precisam ter, de ambos os lados, um guarda-corpo. 

A altura mínima que eles devem ter é de 1,10 cm, contando do chão. Essa altura garante a segurança tanto de crianças como de adultos e idosos. 

É possível vê-los em ambientes coletivos como shoppings, aeroportos, teatros e também nas residência, como nas escadas e varandas. Inclusive, escadas podem se tornar verdadeiras obras de arte com a ajuda do guarda-corpo ideal.  

 

Tipos de Guarda Corpo

Guarda Corpo Inox

O guarda-corpo inox pode ser totalmente neste material ou uma mistura de inox com outros componentes, principalmente o vidro. Os que são feitos puramente de inox são moldáveis, já que ele é um material maleável, apesar da resistência. 

Entre os seus benefícios estão a possibilidade de passagem de ar, design clean, contemporâneo e despojado, facilidade de limpeza e integração de ambientes. 

O quesito segurança já está embutido em qualquer guarda-corpo, seja qual for o material. Os feitos em inox são ótimos nesse quesito e muito usados quando o objetivo é praticidade, como corredores, onde é necessário apoiar as mãos. 

Guarda-corpos e corrimões são os preferidos quando a questão é acessibilidade, pois são mais funcionais. São muito usados com o vidro e juntos podem remeter ideia de neutralidade e leveza, sendo ótimos quando o objetivo é luminosidade e visibilidade. 

Mas, apesar de terem aspecto neutro, não subestime o potencial do inox, quando misturados a outros materiais conferem toda elegância e sofisticação arquitetônica. 

Sua instalação é extremamente prática quando feita por profissionais capacitados. É necessário todo cuidado com esse item, já que estamos lidando, acima de tudo, com segurança. 

Guarda Corpo de Vidro

O guarda corpo de vidro é muito versátil e fácil de ser instalado. São necessárias apenas algumas peças e ferramentas especiais. Eles são muito usados em escadas, são bonitos, aumentam a claridade do ambiente e oferecem segurança. 

Ele pode ser associado a outros materiais, como inox, madeira e alumínio. Transmitem a sensação de acolhimento e modernidade. Podem ser feitos de vidro temperado e laminado, pois caso aconteça um acidente os fragmentos não se soltam pois possuem uma película de segurança. 

É importante observar que o design do guarda-corpo tem sido cada vez mais elaborado e trabalhado por projetos arquitetônicos e, apesar de sempre ter sido um item de segurança, atrelado a isso agora ele foi promovido a item de decoração. 

Guarda Corpo de Alumínio

O guarda corpo de alumínio também pode ser combinado ao vidro e oferece um enorme custo benefício. E, esse tipo de guarda corpo combina com diversas decorações, até as mais clássicas. Garantem um design diferenciado. 

Muito recomendados para ambientes externos que precisam de integração a um outro ambiente, protegendo a passagem das pessoas contra a ação de vento e intempéries, pois assim como o vidro, o alumínio é um material sem oxidação e bem resistente. Na hora de limpar também são ótimos já que com detergente neutro e água já é possível resolver a situação.

Lembrando que a qualidade do produto está diretamente ligada a empresa onde são comprados. A Vidrati trabalha com excelência e qualidade na produção de guarda-corpo.

Guarda Corpo de Escada

O guarda corpo, quando usado na escada, garante a segurança de todos que irão usar esse recurso e ainda valoriza o ambiente em que está instalado. 

Eles acompanham toda a curvatura das escadas, sendo maleáveis quando precisam ser angulares (no caso de escadas em forma de caracol). Além de se adequarem ao conceito da mesma.

O guarda corpo feito de vidro pode ou não ter a presença de outros materiais. Quando são instalados em escadas, garantem mais segurança, já que geralmente não deixam brechas, cobrindo toda a lateral da escada. Sabemos que, em ambientes com crianças pequenas principalmente, o guarda corpo não pode ter muitas brechas e espaço que permitam a elas se esgueirar por entre a peça. 

A NBR-9077 regulariza a altura do item, quando usados em escadas. Uma escada interna tem que ter altura mínima de 92 centímetros. Já uma escada externa, quando têm até 12 metros de altura, tem que ter um guarda-corpo de no mínimo 105 cm. Se a escada ultrapassa 12 metros, a altura mínima é 130 centímetros. 

Guarda Corpo Panorâmico

O guarda-corpo panorâmico é formado por peças de alumínio, borrachas de vedação, vidros laminados e conectivos reguláveis. Ele é geralmente instalado nas áreas externas dos ambientes, porém não é uma regra. 

Ele tem esse nome por possuir apoio na parte superior, possibilitando o apoio de braços. É feito de vidro, o que possibilita a amplitude da vista do ambiente que a peça integra, favorecendo uma visão ampla. Ótimo para ser usado em varandas e sacadas de ambientes particulares ou coletivos. 

Todos esses produtos você encontra na vidraçaria Vidrati, sempre buscamos oferecer o melhor para os nossos clientes. 

Solicite um orçamento e juntos vamos analisar as melhores opções para o seu projeto.

Nossos Serviços

1